miércoles, 24 de febrero de 2010

Erfahrungsaustauch: E salve a BURROGRACIA na terra do chucrutes

Quando imigramos para um país, principalmente europeu, chegamos cheio de sonhos e imaginando um futuro promissor. (...) Mais nem imaginamos oque nos espera, a terrivel e assombrosa BURROCRACIA, e talvez pela experiencia vivida a Alemanha é a pior dela ou sera que existe piores? (…)

Sou formada em Terapia Ocupacional pela Pontificia Universidade Catolica de Campinas – Brasil (vulgo PUCC), para comecar aqui(somente na Alemanha) os cursos de (Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Fonoaudiologia) nao sao cursos academicos e sim técnicos , eles chamam aqui de “ausbildung”odeio esta palavra, já ouvi mais de 5000 vezes. (…)

Bem nao vamos perder o foco, depois de provar que voce é voce e que voce estudou qualquer coisa no Brasil ou na aércia do sul , chega a hora de juntar papeis (ohne ende) sem fim para partir para o departamento que irá analisar o seu caso ou melhor o seu diploma ( e daí só espere chumbo grosso).

Primeiro o cara ou a nega te recebe com a maior cara de despreso (tipo se perguntando) oque voce quer aqui filha(o).?

Para cada profissao sao departamentos diferentes no meu caso foi para Dülsserdorf que sao as areas ligadas a Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Fisioterapia). (…)

Bem depois que eles fazem á analise curricular vem a BOMBA, nunca ou pelo menos quase nunca a carga horária bate e voce sempre fica com a maior cara de TONTA (o), e o cara do Gesundheitsamt (secretaria de saude) com a maior cara de sarcastico e um sorriso imundo no canto da boca pensando… nao falei que o nosso país a educacao é melhor doque no seu (e nao é que as vezes ele tem razao). (…)

Bem (pausa) ou voce faz uma prova ou faz umas provas , depois de pagar muitos euros tirar copias sem fim e ver que minha carga horária e bem menor doque o esperado eu tenho que fazer provas????

A questao é que pra isto teria ou melhor tenho que me preparer pois estudei anatomia a 12 anos atras, nao me lembro nem onde fica o osso radio (sera que este osso ainda existe????), fora a prova de alemao, fora que no dia da prova sao 3 pessoas te avaliando , for a o estresse e for a o preco do curso para me preparar.

Bem a minha história esta na metade diria eu que mais da metade, preciso me decidir que rumo tomar, meus papeis ainda estao no gesundheitsamt, nao recebi a resposta final, mais já estou me articulando para novos horizontes. E como bom latino e bom brasileiro perdi a batalha mais nao perdi a Guerra, estou procurando um caminho paralelo e sei que ele existe…

Por enquanto me matriculei em um curso de especializacao em psicomotricidade (que aqui a carga horária é de 200 horas, mais no Brasil 360 horas) ponto pra nós , e estou criando minha página na internet para fazer um trabalho de Acompanhamento terapeutico (Therapie begleiter), ainda esta cru mais o projeto bem montado na minha cabeca e se isto der certo …ponto pra mim

Conselhos para quem quer se aventurar na terra do chucrute ???!!!!

1°) Tenha muitaaaaa paciencia, nao venha se sentindo o todo poderoso(a) pois aqui eles te colocam na realidade em tempo recorde

2°) Seja flexivel

3°) Tenha determinacao, nao deu certo hoje tambem nao vai dar amanha mais quem sabe depois de 365 dias algo aconteca

4°) O Mais importante, nao deixe que eles te desvalorizem acredite em voce sempre…oque pra mim nao deu certo nao significa que nao vai dar para voce (mais é quase certo que a história tende a se repetir )

Bem agora é aguardar o veredito final e continuar os planos futuros .

Sorte para mim e claro para os que querem se aventurar por terras Alemas.

Janair Linden /Bonn Versión completa http://janairlinden.blogspot.com

No hay comentarios:

Publicar un comentario